quinta-feira, 9 de junho de 2016

Mês da Diversidade terá encontros e seminários LGBT em Florianópolis

Mês da Diversidade terá encontros e seminários LGBT em Florianópolis

Hoje ainda ocorre a posse do 1º Conselho LGBT de Santa Catarina 
09/11/2016 - 11h52 - Atualizada em: 10/11/2016 - 08h13
COMPARTILHE
Por Redação NSC
(Foto: )
O Fórum Diversidade Grande Florianópolis realiza neste novembro o "Mês da Diversidade", com uma série de atividades sobre a temática LGBT. Serão seminários, encontros, manifestações artísticas e mostras de filmes até 3 de dezembro. O objetivo é dar mais visibilidade às questões de gênero.
De acordo com um dos organizadores da proposta, Alexandre Bogas, várias instituições LGBT da região estão organizando ações para o mês.
— Como não ocorreu a parada este ano, em setembro, resolvemos não deixar em branco, e aliamos as atividades junto com outras pautas como o dia da "Consciência Negra" e do "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher", que ocorrem em novembro — explicou o organizador.
Nesta quarta, inclusive, às 17 horas, ocorre a posse dos representantes do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Florianópolis. Este é o primeiro Conselho LGBT do Estado.
O conselho foi criado em maio deste ano, para estudar e elaborar políticas de promoção dos direitos LGBT´s. Serão 20 membros titulares, que representarão o governo e sociedade civil. A primeira reunião ocorrerá no próximo dia 16 de novembro, quando será eleita a diretoria.
— O Conselho é de grande importância para a população de Florianópolis, em especial para as pessoas LGBT, que desde longa data lutam e esperam por esse momento de luta pelos direitos das pessoas que sofrem discriminação e violência — observou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dalva Kaiser.
Quem participa
Entre as secretarias da Prefeitura de Florianópolis que irão participar, estão representantes da Segurança e Defesa do Cidadão, de Educação, de Turismo, da Saúde, de Cultura, de Comunicação e de Assistência Social; da Fundação Municipal de Esportes; do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), e do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município.
As demais entidades são: Acontece: Arte e Política LGBT, Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, Estrela Guia — Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais, Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS-SC, Instituto Arco Íris, ROMA — Instituto de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis, Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região, Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde e Núcleo Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens/UFSC).
Parada é cancelada
Um dos grandes eventos do Mês da Diversidade foi cancelado esta semana. A 4ª Parada do Orgulho LGBT de Palhoça, que ocorreria no próximo domingo, dia 13, não vai mais acontecer. Segundo um dos organizadores, Mauky Rocha, a obrigação de alvarás e a falta de patrocínio prejudicaram a passeata no Centro da cidade. Para compensar o desfalque, está sendo planejado um evento, que deve ocorrer no dia 26, no Largo da Alfândega. Será o "Meeting Saturday LGBT".
— É um encontro novo que queremos organizar. Estamos querendo levar carro de som e cada um leva o que pretende consumir. Será um encontro tudo junto e misturado, para celebrar o amor — complementou Mauky Rocha.

Nenhum comentário: